Passo a Passo: Comprando nosso carro

em

Boa tarde pessoal,

 Chegou a hora daqueles textos mais longos, que só eu (Fernando) escrevo, hehehe. Vocês já sabem: informações corriqueiras e assuntos do dia-a-dia ficam com a Luciana, mas algumas explicações mais detalhadas sobre pontos chaves acabam ficando pra mim mesmo.

Sem mais delongas, deixa eu explicar um pouco sobre o momento da decisão, conversas com revendas e a compra efetivamente dita. O fato de termos pegado um pouco de frio em Março quando chegamos nos fez tomarmos a decisão de não encarar o próximo inverno (este que começa daqui à pouco) sem carro… a decisão seria entre alguma coisa beeeeem básica (um bem usadinho, por volta dos $ 3000.00), ou um carro mais bacana pra gente ficar com ele por algum tempo e tudo ia depender de eu ter emprego ou não. Como toda a minha experiência profissional sempre se deu em fábricas (e elas normalmente ficam afastadas do centro), fatalmente eu iria precisar de um carro para ir e voltar do trabalho. Pois bem, no final de Setembro cheguei ao final de dois processos seletivos e aí resolvemos visitar a primeira revenda de carros aqui, para entender como seria o processo quando a hora de comprar chegasse.

Desde antes de sairmos do Brasil, já estávamos interessados no Elantra (da Hyundai). Meu pai já tem um carro desta marca e ela oferece um custo-benefício bem interessante. Pesquisando no site deles vimos quais eram os “preços de tabela”, e fomos numa Terça Feira à noite visitar a revenda que fica mais perto de casa (OBS: As revendas aqui normalmente não abrem final de semana. Na sua grande maioria, elas ficam abertas até as 21hs de Seg à Qui, fecham as 18hs na Sexta e não abrem no Sábado e no Domingo). Chegando lá, começamos com as constatações. A primeira é que todas as revendas do grupo cobram o preço de tabela… se houver desconto ou promoção, ela será feira pela Hyundai Canadá e será publicada pelo site. Existe pouquíssimo espaço para negociar diretamente com as revendas…Faça sua pesquisa diretamente nos sites dos fabricantes e visite a revenda apenas para fazer test-drive e tirar as dúvidas. Quanto ao pagamento, o vendedor ate achou graça quando falamos em “dar uma pequena entrada”. Segundo ele, ninguém dá nada de entrada e a decisão entre fazer leasing ou comprar depende da situação financeira de cada cliente, mas que o fato de sermos imigrantes recém chegados ou de eu ainda não ter emprego não seriam problema (ouvimos isso na revenda da Ford também depois…eles dizem que “se você quiser ter um carro da marca, o crédito não é um problema”).

Tendo como base a informação de que o preço do carro seria o mesmo preço do site, voltamos para casa pra pensar um pouco e fazer as contas, e aí vimos que por meros $2000 à mais dava para a gente migrar para uma SUV (IX35 ou até mesmo a Santa Fé 2013, que recém foi lançada aqui.. completamente diferente da que é vendida no Brasil atualmente), que com certeza nos proporcionaria mais segurança num desconhecido inverno. Como já sei que virão perguntas sobre os preços dos carros e juros, já vou explicar antecipadamente. Primeiramente esqueça tudo que você conhece sobre financiamento ou leasing do Brasil. Aqui grande parte das montadoras não cobra juro algum para financiamentos de até 36 meses, e depois começam em 0,9% ao ANO, para planos de 48 meses ou maiores. Depende muito da marca e existe também diferença entre modelos de uma mesma marca, mas tudo fica muito claro nos sites dos fabricantes. Para Leasing, as taxas são maiores (em torno de 2,5% ao ano), mas a mensalidade acaba ficando menor no final. Minha dica é que vocês brinquem um pouco no site da Hyundai… ele funciona bem e dá pra entender a matemática da coisa.

Bom… com a nossa decisão pelo Leasing e com um budget mensal de $500 em 48 vezes (valor que iríamos pagar pela Santa Fé Básica), resolvemos passar em outras revendas de outras marcar para vermos outras opções. Fomos ver a Sportage e uma SUV da Ford chamada Escape, que não existe no Brasil. Nenhuma surpresa na Sportage (legal, mas bem inferior à Santa Fé), mas quando chegamos na Ford, vimos que a Escape vinha muuuuito mais bem equipada pelo mesmo preço da Santa Fé. Pegamos uma para fazer Test Drive (e aqui eles simplesmente tiram uma cópia da sua carteira de motorista e te dão a chave do carro… você pega ele no estacionamento, sai sozinho.. sem o vendedor e anda pelo tempo que julgar necessário para conhecer o carro). Ficamos passeando por uns 45 minutos e o vendedor fiou surpreso por termos voltando em tão pouco tempo. Dá quase pra dizer que foi paixão à primeira vista, e voltamos bem empolgados pra conversar com o vendedor. Ele reforçou o que foi dito pela Hyundai (sobre crédito não ser problemas) e disse que aquele preço só seria válido para aquela noite, pois a tabela era mensal e iria trocar naquela noite. Pegamos uma cotação como referencia e fomos pra casa pensar um pouco. Acabamos descobrindo que a Escape é a SUV mais vendida no Canadá desde Março/2012, assistimos diversos reviews do carro pelo youtube e acabamos decidindo voltar lá para fechar negócio.

Voltando lá, o vendedor informou que algumas coisas tinham mudado na proposta pois o mês tinha mudado (já sabíamos disso) e a coisa acabou ficando mais interessante ainda. Um desconto que existia sobre o preço do carro sumiu (ficando mais caro), mas a taxa de juros do leasing caiu e eles passariam a dar pneus e rodas de neve de graça (acredito que vocês já devam saber, mas no Quebec é obrigatório o uso de pneus de inverno entre 15/Dez e 15/Mar). No final, o valor mensal ficou $3 mais barato, e os pneus que teríamos que comprar em algumas semanas estavam vindo de graça. Pra gente foi um ótimo negócio termos pego a “nova tabela”. Só para ilustrar, um jogo de pneus de inverno, com rodas e os sensores de pressão do pneu ficam em torno de $ 1200, e ganhamos de graça.

Assinamos a proposta do Leasing (que iria para aprovação no dia seguinte) e fomos escolher a cor. Como a cor que queríamos (a vermelha) não estava disponível com os opcionais que gostaríamos, acabamos pegando uma cinza mesmo, que seria encomendada de outra revenda na manhã seguinte. O prazo original de entrega era de 3 dias úteis depois da aprovação do leasing. Fomos pra casa felizes.

Na manhã seguinte, o gerente financeiro da revenda me liga todo chateado dizendo que como o nosso histórico de crédito não era muito longo, a gente teria que dar $ 2000 de entrada e o valor da mensalidade cairia em $ 40 (de $500 para $460 por mês). Como no final o resultado dá o mesmo (o popular “seis por meia dúzia”) e temos o dinheiro na mão (no início queríamos comprar dando entrada, lembram?), obviamente disse que a entrada não seria problema e ele me deu os parabéns por sermos os mais novos proprietários da SUV, hehehe. Oba!!!

Um dia antes da data prometida para a entrega, liguei para o vendedor para perguntar se estava tudo certo para o dia seguinte e aí veio o primeiro (e único) problema de todo este processo: aquela unidade da cinza que ele havia encomendado já havia sido vendida naquela mesma noite por outra revenda e eles ainda estavam tentando arrumar outra cinza, sem sucesso até aquele momento. Ficamos p… da vida, mas acabamos conhecendo o funcionário da loja que faz as encomendas e comentamos com ele que na verdade queríamos a vermelha, mas tínhamos optado pela cinza pela indisponibilidade da nossa primeira escolha. Ele anotou e disse que iam nos ligar no dia seguinte, o que de fato aconteceu, e com uma ótima notícia: Acharam uma vermelha bem como a gente queria e já haviam encomendado e a entrega seria feira na Segunda Feira. Mesmo com o atraso, recebemos o carro num prazo de 5 dias úteis. Todos os documentos foram feitos pela concessionária (incluindo o emplacamento) e sua única preocupação no dia de receber o carro é com o seguro. A revenda só pode te entregar a chave se você mostrar a cópia da apólice particular de seguro. Fizemos algumas cotações online e na hora de fechar com a mais barata (desjardins) liguei para o corretor e preferi fechar com ele pelo telefone. Optamos por pagar com 12 vezes no cartão de crédito pelo preço à vista (sem juros) e 10 minutos depois ele mesmo já havia enviado um fax com a apólice diretamente para a revenda.

Já estamos com o carro à dois dias e contando as horas para pegarmos a estrada no final de semana. Depois de 6 meses de metrô e ônibus para cima e para baixo, chegou a hora de conhecermos destinos um pouco mais remotos (cidades ao redor, estações de esqui, restaurantes afastados de centro, etc…).

Nosso primeiro carro aqui

A experiência no geral foi muito boa e todo o processo foi bem mais simples do que esperávamos. A principal dificuldade mesmo é a escolha do modelo frente todas as opções que existem aqui…

Perguntas? Questões? Comentários? Observações? Já sabem como funciona.. mandem e tentaremos responder com o maior prazer do mundo.

Abraços

Fe

Anúncios

10 comentários Adicione o seu

  1. CAROLINE CAMPOS disse:

    Ola Fernando, parabens pela nova aquisição, somos de campinas e acompanhamos o blog de vcs sempre….emigraremos em Março ou Abril 2013 tb, e gostaria de saber como funciona o leasing aí no Canada. existe alguma parcela intermediária?
    Desde já agradeço sua atenção
    Abraços
    Carol

  2. Marcelo Tancredi disse:

    Parabéns pela caranga nova!

    Agora uma dúvida, houve muita diferença do valor pago no seguro no Canadá comparado com o Brasil?

  3. Monique disse:

    Parabéns pelo carro novo! É lindooooo!!!!! \o/
    Aproveitem bastante agora para conhecer cidades vizinha e lugares remotos 😀
    Tudo de bom pra vcs

  4. Lu disse:

    Que bacana! Nosso primeiro (e atual) carro é uma Santa Fé 2007. Quando fui olhar carros zero ninguém queria me dar crédito (sorte de vocês!), então tive que apelar pro santo-HSBC pra completar o valor do carro. Foi super em conta e como pagamos à vista não temos car payment, que é uma bênção!

    É o meu SONHO ter um carro da cor do de vocês, sempre acabo com cinza, preto ou prata (o atual é cinza). Meu próximo carro vai ser vinho!!!!

  5. Carlos Henrique disse:

    Nossa que maratona saudavel…
    Obrigado por compartilhar esse momento t’ao especial.
    Fe voce poderia me dizer o valor do seguro??
    Abracos,
    Carlos Henrique

  6. Marcio Andrade disse:

    Parabens pela conquista !!! E que venham mais e mais….
    Dúvidas sobre carros:
    * Vc sabe dizer se ai tem os mesmos problemas que aqui no Brasil com algumas marcas de carro sobre peças de reposição ? eu estou pensando na manutenção !!! imagina vc compra um carro da BMW e não tem peças sobressalentes… é complicado !!
    * Com relação a garantia do veiculo, ai devemos fazer as revisões a cada 10.000km como aqui no Brasil ? eles seguem os mesmos padrões ?!!
    * Ai o seguro varia de preço por região ? tipo: em Montreal é mais caro do que Ville de Quebec.

    Desculpas por tantas perguntas …

    Abraços.

    Marcio Andrade

  7. Tania disse:

    Oi Lu, estou super feliz com sua mais nova conquista…. em tudo é parecido com o que queremos….
    Tbm estamos atras do nosso carrinho, decidimos pelo Escape tbm… Por isso queríamos sua indicação de qual concessionária vcs foram para irmos no domingo, agora….
    Abçsss

    1. luefenoca disse:

      Oi Tania, eles ficam fechados no final de semana, mas é a desjardins aqui de st Laurent. Durante a semana eles ficam abertos até 21h. Boa sorte e o carro é tri bom. 😉

  8. Moa disse:

    Como sugestao para Seguro em QUEBEC, O Banque National aceita a experiencia da carteria brasileira. So precisei enviar uma copia dela e da traducao feita pelo consulado brasileiro aqui de montreal! Resultado o seguro cotado no Desjardins de 2500 caiu para $1020! Agora preciso procurar alguma segurada que aceite esta experiencia tambem em Ontario, se souberem me avesim… Abcs, Moa

  9. ELTON SANTOS GUIMARAES disse:

    Boa noite. Gostei muito das informações. Estou tentando me planejar para ir definitivamente para o Canadá e pretendo, a princípio, morar em Quebec. Quanto ao carro eu tenho um HB20 e fiz algumas pesquisas no site Kijiji e, pretendo comprar também, um carro da Hyundai. Mas eu gostaria de saber como é o custo aproximado para manter, por exemplo, um Elantra, incluindo, seguro, combustível, manutenção. Você poderia me ajudar. Estou pesquisando informações sobre terrenos a venda, preços de casas, impostos, enfim.
    Mas o máximo de informações possíveis que puder ter para mim será extremamente importante.
    Agradeço mais uma vez, por se colocar a disposição para prestar esses esclarecimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s