Cuidando do seu pet

Uma grande dúvida que eu tinha antes de nos mudarmos era como seria para cuidar da Sofia, a nossa lhasa, nas terras canadenses e achei que esse seria um post interessante para quem está vindo com o seu pet.

Para quem acompanha o blog, sabe que a Sofia não veio inicialmente conosco para Montréal, ela ficou quase um ano com os meus pais e na primeira ida para o Brasil, o Fê trouxe o nosso chuchu para o frio.

Alguns preparativos ajudam a diminuir os custos por aqui, e não saem tão caros no Brasil, aqui vai uma listinha com o que pode ser feito ainda no Brasil pré-viagem:

– Castração: faça isso com alguns meses de antecedência a viagem e tenha certeza que seu bichinho teve um tempo para se recuperar. Quanto antes, melhor.

– Implantar o microchip: a Sofia tem um o microchip para localização e já nos pediram em inúmeros locais o número e caso ela se perca ou fuja, através do chip qualquer vet conseguiria encontrar nos encontrar.

– Fazer uma boa limpeza nos dentes: uma das primeiras coisas que os vet aqui olham são os dentes da Sofia, e uma limpeza aqui pode sair por mais de 1000 dólares.

Sofia desembarcou no Canadá em janeiro de 2013, e com uns dias mais amenos, lá por -10, resolvemos sair com ela pelo bairro, e ela não gostou muito do frio, até hoje ela odeia neve, simplesmente pula as “manchas” brancas na rua no inverno e sai super feliz no verão e até toma banho de sol no verão no nosso deck.

O resultado do frio e da falta de umidade dentro de casa nesses primeiros dias da Sofia no Canadá resultaram em olhos bem vermelhos e em um domingo à noite a levamos para uma emergência e não saiu nada barato, todo o procedimento (consulta, colírios, exames e re-consulta) saiu por 550 dólares e no final a Sofia já tinha até oftalmologista e eu ainda não tinha nem médico de família. Aí fica a primeira dica, sempre que possível marque uma consulta ao invés de levar em uma emergência.

Depois disso, aprendemos nossa lição e normalmente marcamos nossas consultas no veterinário com antecedência e elas estão saindo por uns 60-70 dólares + tax e as vacinas são feitas normalmente a cada 2 anos e sai por uns 80-90 dólares, e variam conforme a rotina do cachorro e os veterinários aqui normalmente não tentam empurrar vacinas desnecessárias.

Algumas pessoas fazem o seguro, sinceramente, só conheço uma pessoa que possui o dito seguro, conversei com várias pessoas e acredito que tudo vai depender da condição do seu animalzinho, se ele já tem problemas de saúde, está ficando velhinho, nós optamos por não fazer o seguro para Sofia.

Uma grande diferença que vi entre Montréal e Toronto é a quantia de pet stores e clinicas veterinárias, aqui quase cada plaza tem um, além de várias PetSmarts, que não possuem lojas em Québec, e nós tínhamos que ir longe para encontrar um Mondou para cortar as unhas do chuchu (aka Sofia).

Falando em unhas, aquela rotina de banho e tosa que tínhamos no Brasil é bem diferente por aqui. Na terra do DYI, os banhos dos cachorros também são feitos em casa na maioria das vezes, e a maioria dos pets só vê o groomer 1-2 vezes por ano. Nós gastamos muito mais com a Sofia do que conosco, pelo simples fato que eu corto o cabelo do Fê, mas não consigo de forma alguma cortar os pêlos da Sofia e ela acaba indo visitar a Kirsten (groomer dela) a cada 3 semanas, e deixamos 50-60 dólares cada vez, incluindo taxa e tip.

Termino o post com algumas fotos da Sofia, se tiverem alguma dúvida podem deixar nos comentários.

Abraços, LuIMG_2248IMG_1342

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Mari e Vitor disse:

    Consultas com veterinários aí é algo que realmente colocamos no nosso orçamento quando pretendemos levar nosso pet! Você deve ter morrido de saudade dela nesse período que ela ficou no Brasil! Whisky vai com a gente e é muito bom ler os relatos de quem levou seu filhinho peludo! Sofia é uma gracinha!! 🙂
    Abraços,
    Mari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s