Cidadania – Parte II

Bom Dia,

O Fe escreveu um post comentando que tinhamos iniciado o processo de cidadania e lá se vai quase um ano. No meu último post comentei que a nossa cerimônia de cidadania seria dali 2 dias, e o que aconteceu entre um post e outro?

Bom, nosso processo chegou no escritório um dia antes da mudança das regras e esse diazinho fez toda diferença, se o processo tivesse sido recebido um dia depois significaria que teríamos que esperar mais um ano para aplicar.

Enquanto isso demos algumas lidas no Discover Canada, o livro no qual é baseado as questões da prova, na realidade o Fe leu, eu só dei umas folhadas… Porém, dia 16/02 recebemos a carta nos convocando para a prova no dia 25/02 para a prova e partir daí intensificamos os estudos, ficamos fazendo testes em vários aplicativos. E se tem um dica que podemos dar é estudar o livro e passar menos tempo nos aplicativos, outra dica importante é ler todo o livro, notas de rodapé, as explicações das figuras nas lateriais, enfim todas as palavras do livro.

A prova é dificil? Não, mas precisa estudar. Somente vivendo no Canadá não será o suficiente para passar na prova, estudar é preciso. Eu sinceramente achei super produtivo ter estudado para prova, com certeza me trouxe conhecimento histórico sobre o Canadá, as províncias e até para saber quem são as pessoas que possuem praças, ruas, avenidas nomeadas por eles.

Depois da prova, eles mantêm todas as pessoas em uma sala de espera e  já avisam se tu conseguiu os pontos necessarios para passar na prova e te chamam para uma salinha. Nessa etapa o agente revisa toda a documentação, e principalmente as entradas e saídas do Canada e já avisa se fomos aceitos ou não.

A partir dai, é só esperar a cartinha para convocação para cerimônia, nossa cartinha chegou dia 08 de março para a cerimônia no dia 22. E essa fase final fica para o próximo post. Mas, resumindo esse foi o timeline do nosso processo de cidadania:

07/junho – submissão dos documentos

10/junho – recebimento dos documentos

09/setembro – sistema atualizado para “em processamento”

16/fevereiro – convocação para a prova

25/fevereiro – prova

08/marco – convocação para cerimônia

22/marco – cerimônia da cidadania

Abraços, Lu.

PS: Já deu uma passadinha na nossa página no Facebook?

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Rita Arouca disse:

    Nossa, demora um pouco até ter a cidadania né, quase um ano de espera.

  2. Mrs PEng disse:

    Olá Lu e Fê (parece a íntima já né…rs)
    Estou, como muitos, DEVORANDO o blog de vocês ! Muito obrigada por todas estas informações tão importantes!
    Eu e meu marido somos engenheiros que logo logo estarão em terras geladas, se Deus quiser. Criamos um blog, o engenheirandonocanada.wordpress.com, para falar de nossas experiencias como engenheiros (e outras mais não é?). Assim, adorariamos saber mais sobre o trabalho do Fernando, já que ele é engenheiro como a gente (ambos somos engenheiros civis mas atuamos em grandes empresas como engenheiros de planejamento).

    Um grande abraço, continuarei acompanhando vocês!

    1. luefenoca disse:

      Oi, muito obrigada pelo comentário. Acho que depois de ler metade da nossa vida no blog já dá para se achar Íntima, haha. Bom, o Fê apesar da formação nunca trabalhou como engenheiro, e tanto aqui quanto no Brasil ele atua na área de compras. Espero ter ajudado. Abraços, Lu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s