Post 200! O fim dos processos.

em

E lá se vão vários meses desde o último post, mas quando a familia inteira (leia-se, eu e o Fe) está trabalhando tempo integral e estudando, a vida fica corrida.

Mas, enfim. Nesse post eu conto como terminamos o nosso processo como residentes permamentes e nos tornamos canadenses.

Nossa cerimônia, foi dia 22 de março (4 anos e 2 dias depois da nossa chegada ao Canadá), e nela eles recolhem o nosso permanent resident card, o famoso PR e nos entregam um certificado de cidadão. A cerimonia é muito bacana e cheia de formalidades, eles chamam todas as pessoas para receber o certificado, um por um, tirar a foto com o juiz e com o veterano de Guerra que estava presente na nossa cerimônia.

O certificado de cidadão “substitui” o PR, mas não permite que você faça viagens com ele, sendo assim é primordial encaminhar o passaporte canadense o quanto antes.

O Passaporte

Os formulários para a emissão do passaporte requerem que um cidadão canadense que te conheça por mais de 3 anos assine os formulários. Uma dica muito importante, a pessoa realmente precisa conhecer vocês, pois os oficiais ligam realmente para os contatos e fazem perguntas sobre as informações que estão no form – desde qual é o aniversário delas ou aonde eles trabalham.

Já viajamos com os nossos passaportes canadenses e o tratamento é diferenciado. Além disso, caso você saia do Canada só é possível o retorno com o passaporte.

Essa é a versão resumida de um processo que começou em marco de 2010 e foi finalizado em março de 2016.  Nos tornamos experts em preencher formulários nesses últimos seis anos (quase sete agora) mas cada formulário nos tornou mais próximo do nosso status atual – canadenses.

Abraços, Lu.

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Priscila Gomes disse:

    Olá, tudo bem? Parabéns pela cidadania!
    Eu e meu namorado vamos em Novembro deste ano para o Canadá para conhecer Toronto e a GTT. Temos o objetivo de irmos neste ano unicamente para conseguirmos conhecer os lugares, principalmente Oakville que nos maravilhamos pela cidade, além de termos visto que há várias empresas nesta cidade (sabemos que não é uma tarefa fácil e que há vários passos até que um dia possamos ser contratados por alguma empresa). Temos conhecimento que há um “caminho das pedras” a ser seguido, temos estudado diariamente o site http://www.cic.gc.ca e vimos que podemos aplicar para o Skilled Worker, mas antes vamos nos casar para eu ser a aplicante principal.
    Você tem algum conselho ou dica para nos dar para quem busca a cidadania canadense mas aina não chegou no Canadá? Vocês deram início ao PR logo que chegaram? Estamos indo “às escuras”, pois não conhecemos ninguém, mas vamos nos dedicar para isto e já iniciamos a nossa jornada.

    Um grande abraço, qualquer conselho mesmo será válido, e obrigada!

    1. luefenoca disse:

      Oi Priscila, nós já viemos com o PR e isso faz muita diferença na hora de procurar emprego. Oakville é uma cidade maravilhosa, mas não tem tantas empresas quanto Mississauga, além de ser uma cidade com custo mais alto. O segredo é ter paciência, ter inglês fluente e pesquisar o que cada setor busca. Alguns vão pedir por certificações e esse deve ser teu primeiro passo, se esse for o caso. Tirando isso, paciência e muito estudo e trabalho. Nada vem de graça, mas vale muito a pena. Boa sorte!

      1. Priscila Gomes disse:

        Lu e Fe, muito obrigada por me responderem!
        Oakville, Mississsauga e Burlington estaria perfeito para nós! Só estamoa fungindo mesmo é das grandes cidades, pois nosso foco é a qualidade de vida e o ar de uma cidade mais tranquila para viver em família..

        Você sabe me dizer se hoje em dia posso imigrar aplicando para o PR estando no Brasil?
        Pergunto porque nas minhas milhares de pesquisas (imigrar para o Canadá é sinônimo de se tornar o louco das pesauisas rsrs) não vejo nada sobre aplicar para o PR morando no Brasil. Com certeza isto faria toda a diferença. Esqueci de dizer que em Novembro faremos o CELPIP, e acreditamos que com ele e uma boa nota, ficará mais fácil aplicarmos.

        Mais uma vez obrigada pela resposta, vocês nos ajudam muito com o blog e eu estou aqui (louca da pesquisa) lendo todos os seus posts rsrs

        Abraços!

      2. luefenoca disse:

        Oi Priscila, desde que chegamos no Canadá não acompanhamos mais o processo de imigração e não sou a pessoa mais indicada para dar dicas sobre o processo. Mas, mesmo Toronto vai te dar uma excelente qualidade de vida dependendo da região.

      3. Priscila Gomes disse:

        Ah legal, mas suas informações ja me ajudarma bastante. Muito obrigada mesmo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s