Post 200! O fim dos processos.

em

E lá se vão vários meses desde o último post, mas quando a familia inteira (leia-se, eu e o Fe) está trabalhando tempo integral e estudando, a vida fica corrida.

Mas, enfim. Nesse post eu conto como terminamos o nosso processo como residentes permamentes e nos tornamos canadenses.

Nossa cerimônia, foi dia 22 de março (4 anos e 2 dias depois da nossa chegada ao Canadá), e nela eles recolhem o nosso permanent resident card, o famoso PR e nos entregam um certificado de cidadão. A cerimonia é muito bacana e cheia de formalidades, eles chamam todas as pessoas para receber o certificado, um por um, tirar a foto com o juiz e com o veterano de Guerra que estava presente na nossa cerimônia.

O certificado de cidadão “substitui” o PR, mas não permite que você faça viagens com ele, sendo assim é primordial encaminhar o passaporte canadense o quanto antes.

O Passaporte

Os formulários para a emissão do passaporte requerem que um cidadão canadense que te conheça por mais de 3 anos assine os formulários. Uma dica muito importante, a pessoa realmente precisa conhecer vocês, pois os oficiais ligam realmente para os contatos e fazem perguntas sobre as informações que estão no form – desde qual é o aniversário delas ou aonde eles trabalham.

Já viajamos com os nossos passaportes canadenses e o tratamento é diferenciado. Além disso, caso você saia do Canada só é possível o retorno com o passaporte.

Essa é a versão resumida de um processo que começou em marco de 2010 e foi finalizado em março de 2016.  Nos tornamos experts em preencher formulários nesses últimos seis anos (quase sete agora) mas cada formulário nos tornou mais próximo do nosso status atual – canadenses.

Abraços, Lu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s