Minha semana no hospital

Boa Tarde Pessoal,

Seguindo a série de posts sobre a minha gravidez (que já terminou há quase 4 meses), mas antes tarde do que nunca, hoje eu conto sobre a semana que precedeu o nascimento do Lucas e como o sistema de saúde daqui, pelo menos o hospital de Oakville funciona.

Pois bem, na bela e quente segunda-feira do dia 18 de junho eu fui para o trabalho e percebi que alguma coisa não estava certa, liguei para o Labour & Delivery do hospital e eles me mandaram ir para lá para verificar e naquele mesmo dia eu dava entrada no hospital, com 35 semanas de gestação e com o Lucas ainda considerado prematuro, apesar de um bebê grande.

Eu estava com rompimento prematuro da bolsa, ela ainda não havia estourado, mas estava vazando e eu poderia entrar em trabalho de parto à qualquer momento, no meio de muitas lágrimas, liguei pro Fê (que estava viajando à trabalho para os Estados Unidos) e disse – Volta! O Lucas está querendo nascer antes da hora. Minha segunda ligação foi para a nossa família aqui no Canadá – o pessoal do de De Mala e Cuia para Toronto – que largaram tudo e foram direto para o hospital e ficaram comigo até o Fê chegar, algo que só aconteceu lá pelas 4h da manhã. Eu nunca vou esquecer desse dia e do que eles fizeram por nós, eles sabem o quanto foram e são importantes para nós.

No fim das contas, passei uma semana internada no Oakville Trafalgar Memorial Hospital, tomando antibióticos, monitorando o bem-estar do Lucas com exames diários para saber como estavam os batimentos cardíacos dele, as contrações, e ultra-som a cada dois dias. Conheci TODOS os obstetras que trabalham no hospital, pois eles passavam de quarto em quarto para verificar o estado dos pacientes e no dia da minha obstetra ela alinhou o plano pro Lucas: ficar no hospital até dia 25 de junho (uma segunda-feira) e voltar dia 28 para induzir o parto, até lá o Lucas estaria com quase 37 semanas e por poucos dias ainda seria considerado prematuro.

Depois dessa semana no hospital, passei a ter uma divida eterna de gratidão com toda a equipe que cuidou de mim e do Lucas, as enfermeiras que foram extremamente atenciosas conosco, toda os médicos e técnicos que faziam exames diários para garantir que estava tudo certinho, a pediatra neo-natal que passou para conversar comigo e me confortar caso eu entrasse em trabalho de parto dia 18, me explicando tudo que ocorreria.

O grande detalhe é que esse serviço e cuidado maravilhoso que nós recebemos é coberto pelo OHIP, a nossa única despesa (que foi coberta pelo seguro que temos no trabalho) foi que eu pedi quarto privativo para minha internação. Acredito que nem em hospital particular no Brasil teríamos sido tão bem cuidados e vejo como nossos impostos são bem empregados por aqui.

Conto esses detalhes aqui no blog para deixar registrado o quanto nós gostamos do hospital de Oakville e principalmente da atenção que todas as enfermeiras tiveram conosco e confortar quem está embarcando nessa jornada que é a maternidade e fica com várias dúvidas sobre como as coisas funcionam por aqui.

Conforme planejado, dia 25 de junho tive alta e fui para casa sabendo que dia 28 eu deveria estar de volta para que a minha obstetra induzisse o parto do Lucas, mas esse guri tinha outros planos…

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. DEBY disse:

    Nossa adorei seu relato estou pensando em ter baby e essa dúvida se é bom ou nao aqui fica na cabeça !

    Como chama sua obstetra ?

    Gratidão por compartilhar com a gente 🙂

    1. luefenoca disse:

      Oi Deby, a gravidez/maternidade é um período cheio de incertezas e dúvidas e achei que compartilhando o que aconteceu conosco, nós poderíamos ajudar alguém. Quem me acompanhou durante a gravidez foi a Dra. Liske e quem fez o parto do Lucas foi o Dr. Sharma – lembrando que quem faz o parto é o obstetra de plantão.

  2. DEBORA DE OLIVEIRA SOUSA disse:

    Você contratou alguma doula?

    1. luefenoca disse:

      Não, fizemos todo o acompanhamento com a obstetra e durante o parto tivemos uma enfermeira fantástica que ficou o tempo todo conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s