Licença Maternidade

em

Bom Dia,

Quando eu estava no Brasil (há quase um ano atrás) várias pessoas me perguntaram sobre a minha licença maternidade e quando eu falava que só voltaria ao trabalho em outubro, 16 meses depois do nascimento do Lucas todo mundo ficava surpreso, então resolvi escrever esse post para explicar como funciona a licença maternidade/paternidade por aqui.

Antes de mais nada, não é o empregador que paga sua licença, ela sai do seguro desemprego e para receber a licença você ou o seu empregador tem que deduzir o EI (employment insurance) do seu salário e ter contribuído por um período minímo antes de aplicar para a licença.

A sua licença também é dividida em duas partes – maternity leave e a parental leave.

Maternity leave: somente as mulheres grávidas podem tirar essa licença, ela pode começar até 12 semanas antes da data esperada do nascimento do bebê e terminar no máximo 17 semanas após o nascimento.  Essa licença dura 15 semanas e pode ser tirado juntamente com a parental leave.

Parental leave: essa licença é oferecida aos pais de recém nascidos ou crianças adotadas. Nesse caso, os pais podem dividir as semanas da licença, um exemplo são os nossos vizinhos que decidiram que o pai tiraria 12 meses e a mãe somente 2 meses. Existem dois tipos de parental leave:

  • Standard: 12 meses – nesse caso você recebe 55% do seu salário com um máximo de CAD 53,100, o que significa um máximo de C$ 562 por semana por até 35 semanas.
  • Extended: 18 meses – nesse caso você recebe o máximo de 33%, algo próximo de $337 pago em até 61 semanas.

Nós decidimos por uma licença maternidade de 15 meses, que oficialmente acabou essa semana e o Lucas já começou a creche, e semana que vem eu retorno ao trabalho. Para quem tem dúvidas sobre como funciona a licença por aqui, recomendo uma lida detalhada do site do governo, pois as mudanças ocorrem a cada ano, principalmente em a troca (ou não) de governo que está chegando.

O importante é se planejar financeiramente para os cortes no orçamento durante a licença e aproveitar o momento com seu filhote, assim como eu aproveitei esses meses com o Lucas.

Lu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s